11 de junho de 2010

Minha querida alma...

Aqui vos deixo uma pequena homenagem a um dos melhores poetas portugueses de sempre, Fernando Pessoa. Não fiz este texto a pensar nele mas quando o acabei e reli-o, fez-me lembrar instintivamente Fernando Pessoa.



Sei que não estás dentro de mim,
Andas algures perdida entre toda esta paisagem.
Queria tanto voltar a ter-te aqui dentro de mim.
Adorava que tudo o que sonho não fosse uma miragem.

Alma sóbria, limpa e pura,
Porque andas perdida?
Porque não encontro a tua ternura?
Andais perdida ou foragida?

Alma que não encontro neste infindo universo.
Alma que procuro sem cessar, para ter a felicidade.
Alma para a qual eu escrevo este verso.
Alma que só ela me devolve a sobriedade.

Porque te desprendeste de mim, minha alma?
Porque não encontro o teu caminho?
A minha vida sem ti não é a mesma coisa, minha querida alma.
Prefiro morrer do que viver a minha vida sozinho.

Ass: Dário Andrade

12 comentários:

  1. Adorei este poema
    Por vezes sentimos um vazio dentro de nós...isso é a nossa alma que partiu ou então falta-nos alguém que nos complemente.
    Foste sincero, a "alma" irá aparecer mais ceo ou mais tarde.

    Parabéns
    Bom sucesso, mr cop :P

    ResponderEliminar
  2. Não há palavras para descrever este poema, simplesmente lindo.
    Fernando Pessoa foi o melhor poeta português de sempre e merece recordado ("Não sei quantas almas tenho".)
    Vejo que estás confuso
    Se precisares já sabes, estou cá para te ajudar

    Beijinho e Parabens

    ResponderEliminar
  3. E dizias tu que eu é que tava mal de amores :O
    Enfim para além da tua persona rude escondesse algum mais profundo...porque não és assim no dia a dia?
    Stay sharp e vê se não pensas em desistir novamente, a solidão calha a todos pelo menos uma vez na vida :.-

    ResponderEliminar
  4. DAC vê-se que não percebeste a essência do poema. Ele perdeu parte da sua alma, por assim dizer mudou uma parte da sua alma que lhe faz falta.
    O Dário não é rude no dia-a-dia, ele é um grande cavalheiro, é super-simpático, mas se fores enriçar com ele no dia mau rebenta-lhe o fusivel.
    Parabéns Dário por esta homenagem a Fernado Pessoa está expectacular :D

    ResponderEliminar
  5. Menina menina se te dizes expert na matéria que é a prosa e poesia deverias saber desde já que um poema tem uma infinidade de interpretações possíveis desde que plenamente justificadas e diga-se que acho de enorme arrogância achares que "percebeste" a essência de um poema que não é da tua autoria. Somente o poeta, e esse nem sempre sabe o porquê da inspiração.
    Portanto...checkmate doll

    ResponderEliminar
  6. Ah pois é.
    Sabes estava com ele quando ele escreveu este poema e momentos antes ele contou-me o que se passava consigo. Então sugeri-lhe que ele escrevesse sobre o que estava a sentir.
    Portanto sei o porquê desse poema e sei a sua interpretação.
    Posso não perceber nada de xadrez mas acho que rolhei-te a boca agora

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga além de deusa, bela adivinho sem o saber de facto, também consegues ler mentes? Curvo-me perante esta imensa sabedoria.
    Porquê tanto sarcasmo algo barato? É que eu tenho uma certa...hmm relutância em acreditar que o Dário ou qualquer pessoa consiga verbalizar os seus sentimentos com a certeza e mais! Conseguir definir o porquê dos seus poemas a 100%. Os poemas nunca são só feitos com base no presente, o passado influência também estão lá tudo uma infinidade de experiências de vida, e portanto em resumo tu terás certamente uma interpretação "correcta" do poema mas tal não invalida nem a minha nem a de mais ninguém.
    Agora a tornar a conversa civilizada...rolhaste quem? E o xadrez era só uma metáfora não um insulto à inteligência de ninguém.

    ResponderEliminar
  8. Apenas disse que não percebia de xadrez e rolhar a boca é um citação muito popular. Para tua informação eu e o Dário tivemos sempre juntos desde que nasci. Pois sou sua prima o que invalida o teu pensamento de ter algo com ele. Eu e ele somos como irmãos, sei tudo sobre o seu passado e sei tudo o que passou. Para além disso quando eu e o Dário falamos existe uma grande sinceridade da parte de ambos. Sei exactamente o que se passa com ele. Mais ninguem há face da Terra sabe tão bem como eu e ele o sentido deste poema. O Dário transforma o simples que diz em poesia

    ResponderEliminar
  9. Ok novos factores conclusão irrefutável. Esquecemos as expressões populares e o xadrez de vez primeiro de tudo. Depois, boas noites sou um colega de turma do teu primo e gosto em conhecer-te via online se bem que hmm é algo bizarro mas enfim pela força da educação apresento-me.
    Agora, estamos ainda na tentativa de explicar se existe um sentido único do poema, muitos sentidos sem que nenhum seja "superior" aos demais ou finalmente muitos e contudo um representa a essência do poema e a fonte de inspiração do poeta. Corrige-se se estiver enganado.

    Agora,a ver se nos entendemos. Ninguém, repito, ninguém consegue verbalizar/ utilizar palavras para definir estupendamente o que sente, o que é, definir tudo o que seja sentimento e emoções interfere directamente com a razão dado serem opostos subjectivos. Isto no âmbito de que, por exemplo, eu interpreto uma experiência de vida idêntica a ti de uma forma oposta, semelhante mas nunca igual a tua interpretação, pelo que cada ser humano é único, é singular mesmo que, por exemplo, os gémeos como é o caso de mim e da minha irmã serem muito parecidos, viverem juntos à quase 18 anos e ainda assim nunca, mas nunca seria capaz de adivinhar os seus pensamentos ou sequer compreende-los na sua totalidade.
    Isto porque, e acho que estou a ser bastante plausível, seja impossível viver a totalidade da vida de uma pessoa pela mesma perspectiva, nem gémeos siameses seriam capazes de tal fenómeno. Agora, o Dário seria incapaz de te explicar na totalidade o que pretendia com o poema, contudo admito que certamente compreendes, por exemplo, a razão pela qual ele acha que a sua alma o abandonou ao "desprendeste". No fim ambos temos razão parcialmente e fico contente por dar este assunto por encerrado a não ser que queiras continuar caso te sintas injustiça-da, e nesse caso imploro-te para que continues pois jamais suportaria monopolizar uma argumentação tão boa.

    ResponderEliminar
  10. em certa parte tens razão. mas o teu problema é usares demasiado a lógica como comprovado cientificamente a lógica não é a resposta a tudo a emoção também deve ser valorizada
    portanto limitei-me a responder pela emoção e tu pela razão.
    isto não é nenhum debate portanto não vou discutir mais.
    apenas não gostei que o chamasses de rude porque é algo que ele não é. Ele passa-se é com as pessoas falsas, teimosas e gozonas
    se fores desse tipo de pessoa certamente não terás o seu respeito. e para além disso rude é aquele que parte para a violência e não sabe usar as palavras. e ele não é assim

    ResponderEliminar
  11. Quid pro quo.
    Não o conheço a esse ponto pelo que posso apenas confessar que ele não me parece merecer uma prima tão dedicada...mas pelo que li estarei certamente enganado;
    Oh rir seria uma infelicidade com que me bastaria se o caso não soa-se tão mal.
    Boas noites e vemos-nos por aí Carina.

    ResponderEliminar
  12. O DAC aquilo que estás a fazer é muito feio. Tem tanta inveja do talento do Dário que andas a tentar difamá-lo e para além disso não é dessa maneira que a Juliana vai olhar para ti. é incrivel que sintas ciumes de quem é apenas só amigo. és feio pa caraças fagot

    ResponderEliminar