4 de agosto de 2010

Vitorino Nemésio

A primeira biografia a ser colocada será a de Vitorino Nemésio. Nemésio para além de ser o padroeiro da minha antiga escola, foi também um grande escritor do século XX.

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu a 19 de Dezembro de 1901, na Praia da Vitória da Ilha Terceira dos Açores.
Nemésio não foi um aluno muito bem sucedido, tendo sido expulso do Liceu de Angra do Heroísmo e reprovou o 5ºano de escolaridade. Mas estes dois factos não mostram a verdadeira faceta de Vitorino Nemésio. Nemésio ao ter sido expulso do Liceu de Angra, foi obrigado a acabar o Curso Geral dos Liceus, em 16 de Julho de 1918, com a qualificação de dez valores, no Liceu Nacional da Horta como aluno externo.
Em 1921, inscreve-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Três anos mais tarde, Nemésio trocou esse curso pelo de Ciências Histórico Filosóficas, da Faculdade de Letras de Coimbra, e, em 1925, matriculou-se no curso de Filologia Românica.
Casa-se a 12 de Fevereiro de 1926, em Coimbra, com Gabriela Monjardino de Azevedo Gomes, com quem teve quatro filhos.
Em 1930 transferiu-se para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde, no ano seguinte, concluiu o curso de Filologia Românica, com elevadas classificações, começando desde logo a leccionar literatura italiana.
Em 1944, é lançado o romance Mau Tempo no Canal , sua obra mais conhecida e premiada pelo Prémio Ricardo Malheiros.
Autor de livros como O Verbo e a Morte, Paço do Milhafre, Mau Tempo no Canal ou Conhecimento da Poesia.
Acaba por falecer a 20 de Fevereiro de 1978, em Lisboa, no Hospital da CUF, e foi sepultado em Coimbra.
No seu curriculo ficaram prémios como o Prémio Nacional da Literatura em 1965 e, em 1974, o Prémio Montaigne.

Sem comentários:

Enviar um comentário