1 de setembro de 2010

Natália Correia

Natália de Oliveira Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923, na Fajã de Baixo em São Miguel.
Aos onze anos de idade o seu pai emigra para o Brasil, fixando-se Natália, a mãe e a irmã em Lisboa, onde fez os estudos liceais. Começou no mundo da literatura com uma obra infanto-juvenil mas rapidamente se afirmou como poetisa.
Possuía um discurso oratório extremamente talentoso e uma grande coragem combativa. Foi aderente dos movimentos de oposição ao Estado Novo, tendo participado no MUD (Movimento de Unidade Democrática, 1945), no apoio às candidaturas para a Presidência da República do general Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado (1958) e na CEUD (Comissão Eleitoral de Unidade Democrática, 1969). Foi condenada a três anos de prisão, pela publicação da Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, considerada ofensiva dos costumes.
Em 1991, Natália Correia recebe o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro Sonetos Românticos. No mesmo ano foi-lhe atribuída a Ordem da Liberdade; era já detentora da Ordem de Santiago.
Natália Correia casou quatro vezes. Após dois curtos casamentos, casou em Lisboa a 31.7.1953 com Alfredo Luiz Machado, a sua grande paixão, bem mais velho do que ela e já viúvo, casamento este que durou até à morte deste. Em 1990, tinha Natália 67 anos de idade, celebrou um casamento de conveniência com o seu colaborador e amigo Dórdio Guimarães.
Na madrugada de 16 de Março de 1993, morreu, subitamente, com um ataque cardíaco, em sua casa. A sua morte precoce deixou um vazio na cultura portuguesa muito difícil de preencher.
Legou a maioria dos seus bens à Região Autónoma dos Açores, que lhe dedicou uma exposição permanente na nova Biblioteca Pública de Ponta Delgada, instituição que tem à sua guarda parte do seu espólio literário (que partilha com a Biblioteca Nacional de Lisboa, constante de muitos volumes éditos, inéditos, documentos biográficos, iconografia e correspondência, incluindo múltiplas obras de arte e a biblioteca privada.
As suas principais obras foram: Anoiteceu no Bairro (1946), A Madona (1968) e As Núpcias (1992).

Sem comentários:

Enviar um comentário